Qual o melhor momento para fazer uma leitura crítica?
Quando você achar que é. Pense que uma leitura crítica é uma conversa profissional sobre seu projeto. Então, pode ser num momento em que você está precisando de ajuda: seja no início para desenvolver melhor a ideia, ou no meio do processo para acertar os caminhos, ou ainda no final para avaliar os resultados. É você quem decide.
Por que preciso entrar em contato para fazer um orçamento?
Eu cobro por lauda literária, mas um orçamento é mais do que encontrar valores numa planilha.
Acredito nos processos, todo texto tem características e necessidades próprias. Não existe uma fórmula pronta para se fazer uma leitura crítica, é um trabalho personalizado para cada texto.
Fazer um orçamento envolve conhecer sobre você e seu texto e, a partir disso, decidirmos juntos quais as necessidades do seu projeto e qual tipo de leitura é mais adequada.
O que é uma lauda literária?
De maneira geral, trata-se de uma unidade de medida para textos, usada por editoras, revisores e tradutores. Uma lauda literária corresponde à 2100 caracteres, incluindo espaços e sinais de pontuação.
É possível submeter um texto a mais de uma leitura? Como funciona?
Claro. O que se espera depois de uma leitura crítica é que o autor retrabalhe o texto a partir dos apontamentos feitos e isso pode gerar a necessidade de uma nova leitura.
Aí, o processo é o mesmo: você entra em contato e fazemos um novo orçamento. O valor é negociado à partir de um percentual do que foi cobrado na primeira leitura, a depender das particularidades do texto.
Gostei da sua leitura, mas, não concordo com esse apontamento…
Tudo bem. Uma leitura crítica é uma análise técnica, são sugestões de como melhorar seu texto e não a verdade absoluta sobre ele. É natural discordar de algum apontamento, acontece em qualquer leitura, e essa é justamente uma das vantagens de ter seu texto lido por um profissional: questionar suas próprias escolhas. Lembra sempre que uma leitura é uma conversa com embasamento teórico, as decisões finais sobre um texto são sempre de quem escreve.
